terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Acervos Complementares

Para quem não conhece Acervos Complementares são livros didáticos adaptados ao ensino de nove anos. Com a chegada deste, o Ministério da educação fez algumas mudanças nos livros didáticos adequando o ensino, para crianças de seis e sete anos.
A função desta obra é oportunizar ao professor e aos alunos, alternativas diversificadas de ensinar e aprender na fase inicial do Ensino Fundamental.
Apresenta sugestões de Livros Infantis que podem ser exploradas diferentes áreas do conhecimento.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Da mala sai de tudo...

Recebemos a tarefa de elaborar uma aula prática para aplicar com turmas de 1º ano do ensino fundamental. Com base na leitura dos livros A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de 9 anos e Acervos Complementares elaboramos o seguinte plano de aula:

“DA MALA SAI DE TUDO”

Objetivos: Identificar/reconhecer o próprio nome e local onde nasceram;
                 Criar espaços para incentivar a oralidade;
                 Explorar a motricidade fina;
                 Associar objetos aos seus nomes.

1° atividade: Levaremos para sala de aula uma mala e de dentro dela tiraremos uma folha com o nosso nome. Então, vamos conversar sobre como é e como se escreve o nosso nome e, além disso, pensar em outras coisas que iniciam com a letra do nome de cada um.
A proposta é que eles encontrem em revistas as letras que formem o seu nome.

2° atividade: No chão colocaremos o mapa do Rio Grande do Sul e com a “plaquinha” feita com o nome e iremos identificar onde cada um nasceu. Criaremos então a legenda do mapa.

3° atividade: Além das pessoas, as coisas também têm nomes. Portanto, entregamos fichas com figuras e o nome desses objetos e os grupos deverão encontrar os pares e montar o quebra-cabeça.
   Palavras do jogo: COPO – MEIA – SAPO – LÁPIS – CANETA – ÓCULOS – ANEL – RÉGUA – CADERNO – RELÓGIO – CHINELO – TESOURA – BOLA – CAMISA – BORRACHA – PIRULITO.
 
Com a intervenção podemos perceber que os alunos ficaram encantados com a mala que levamos como material de apoio. Durante as atividades todos participavam  perguntando e interagindo.
O livro “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de 9 anos nos remete a ideia de que devemos compartilhar situações de aprendizagem entre professor e aluno, fazer uso da escrita através de brincadeiras.
E nessa perspectiva levamos jogos, atividades manuais e conteúdo significativo dando mais sentido ao que estavam aprendendo.
Acredito que para eles foi diversificado, pois adoraram escrever seus nomes com recortes de revistas e apresentar para os colegas a cidade onde nasceram.
Enquanto Professora, acredito que os objetivos foram alcançados, conseguimos esclarecer dúvidas e as atividades foram diferenciadas fazendo com que os alunos participassem frequentemente.


Recortando as letras do seu nome
 


Localizando a cidade onde nasceram





O jogo...







domingo, 5 de dezembro de 2010

Ensino Fundamental de Nove Anos...

Com o ensino de 9 anos, precisamos de orientações sobre o que trabalhar com crianças de 6 anos. No livro A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de 9 anos sugere práticas viáveis para trabalhar em sala de aula. Tudo para desenvolver o prazer de ler na criança e as áreas que devem ser exploradas no processo de alfabetização.
Leiam é uma ótima dica...