terça-feira, 19 de outubro de 2010

Que alunos queremos formar???

Nós professores sabemos que alfabetizar e letrar alunos não é fácil, por isso devemos nos preocupar com esse processo desde o início da “caminhada escolar”...
Trabalhar a oralidade, escrita e leitura logo com os pequeninos é um desafio; alfabetizar sem dar sentido à vida do aluno, sem inserir em seu contexto, estaremos formando sujeitos sem autonomia e criticidade em relação aos conhecimentos escolares.
Isso se deve refletir!
Segundo os PCN’s de Língua Portuguesa sabemos que os objetivos nos dizem que devemos formar alunos capazes de compreender a cidadania, críticos do saber, de conhecer suas culturas e valorizá-las, de ser confiante em seus conhecimentos e também de poder utilizar várias linguagens para se expressar.
Mas como inserir tudo isso em sala de aula?
Baseada também nos PCNs encontramos recursos didáticos e sua utilização. Os alunos, assim que ingressam na escola, já devem ter contato com a biblioteca. A escola deve ter e oferecer os recursos para o desenvolvimento das atividades em alfabetização inicial, disponibilizando textos autênticos, gravadores, tocadores de música e aparelhos de vídeo. Ao professor cabe utilizar destes recursos para  alfabetizar e letrar os alunos  de formas diferenciadas, como o alfabeto ilustrado, crachás ou cartazes com nomes dos alunos; na aula de informática podemos explorar a digitação tendo como ponto de partida o próprio nome.
O professor também deve estar atento para avaliar as aprendizagens dos alunos, saber o quanto evoluiram, em quais situações precisam de mais atenção e, também a sua responsabilidade para com a escola.
Considerando que queremos formar cidadãos críticos, dar mais significado as suas aprendizagens, devemos seguir alguns critérios que foram estabelecidos nos PCNs de Língua Portuguesa.

►desenvolvimento da linguagem oral através de contos, poemas, quadrinhas, saudações, entrevistas, noticias, etc.

►desenvolvimento da linguagem escrita utilizando receitas, listas, embalagens, rótulos, textos impressos, textos de jornais, revistas, cartazes, etc.

A partir da linguagem oral e escrita podemos trabalhar diferentes técnicas e diferentes conteúdos. E com o apoio destas propor atividades, em grupo ou individuais, como narrar histórias conhecidas, relatar acontecimentos, ler textos diversos em voz alta. E com o desenvolvimento destas atividades oportunizar a escrita alfabética.
Então... 
É só colocar em prática atividades diferenciadas que despertem a curiosidade, o interesse e o prazer de aprender em nossos alunos. 

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