sábado, 13 de novembro de 2010

Uma joaninha diferente...

Analisando o livro de Regina Melo podemos observar que nele trata a questão da uniformidade. Só existem joaninhas com bolinhas, do contrário não são joaninhas?
A sociedade hoje, ainda (não generalizando) costuma moldar as pessoas de uma mesma maneira. Seja por cor, etnias e ou fisicamente.
Encontramos livros infantis que abordam este tema, tratando das diferenças entre a humanidade, nem todos somos iguais.
É interessante a forma com que os autores trazem este assunto para o mundo infantil, um linguajar mais fácil e de simples entendimento.
Na hora da contação as crianças já conseguem perceber o foco; qual o problema de termos diferenças?
Bom no livro de Regina Melo, a história se passa em um jardim, no mundo dos animais. Em certa tarde as joaninhas decidem expulsar a joaninha sem bolinhas só por que ela era diferente.
E no desenrolar da história um cascudo decide pintar-se para mostrar quem era a verdadeira joaninha.
Existem outros autores que também abordam estas questões e são eles: Tood Parr, Amy Young, Gerusa Pinto, Ana Maria Machado entre outros.
Penso que nós como educadores temos que trazer para o mundo de nossos alunos estas questão que estão presentes na sociedade em que vivem; abordar este tema de forma lúdica e apresentar através de livros infantis, as crianças conseguem assimilar os contos de fadas com a sociedade atual.


 

Um comentário:

  1. Jana!
    Gostei de ler. Parece muito interessante para quem quer tratar o assunto. Talvez uma lista com livros sobre o tema fosse legal!
    Ligia

    ResponderExcluir