quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VOCÊ SABIA?

 







QUE ESTE CARA CHAMADO DONALD WINNICOTT, É O DEFENSOR DA IMAGINAÇÃO

Médico inglês enfatizou a importância de brincar e de criar para a criança.





O interesse de Winnicott pelo estudo da construção da identidade veio da percepção da influência sufocante da mãe depressiva em sua personalidade. Ainda criança, Winnicott enveredou pelos caminhos da observação científica ao ler os estudos do naturalista Charles Darwin (1809-1892). Já pediatra, conheceu a obra de Sigmund Freud (1856-1939), fez terapia e freqüentou o grupo de Bloomsbury - integrado, entre outros, pela escritora Virginia Woolf (1882-1941) -, em que a psicanálise era tema recorrente. Seu trabalho chega ao Brasil com a criação de várias instituições winnicottianas.

REFERÊNCIA:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/defesa imaginacao-428243.shtml

O que devemos trabalhar em ciências ???

No Ensino Fundamental, deve-se construir uma base sólida de noções, ideias, habilidades, conceitos e princípios científicos, garantindo que o aluno se familiarize com o mundo natural, reconheça sua diversidade e sua unidade e possa identificar e analisar processos tecnológicos implementados pela humanidade, nesse mundo natural.

Obras complementares:


Texto e Imagem: Ingri Bellinghausen
Com esta obra podemos trabalhar em ciências e também ressaltar a importância do homem garantir a sobrevivência das espécies em nosso planeta.

REFERÊNCIA: Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB 2009.